Como usar o Google Docs para trabalhos acadêmicos - Monografia, dissertação e tese


Uma das melhores alternativas ao Microsoft Office o Google Docs pode ser uma ótima opção para escrever o seu trabalho acadêmico. Desde facilitar correções e edições, existe uma série de ferramentas que podem ajudar na organização da sua monografia, dissertação ou tese.

Nesse post vou listar várias ferramentas para auxiliar nesse processo de escrita.

Se essa postagem for útil, considere colaborar aqui com o blog. Basta fazer sua próxima compra na Amazon utilizando nossos links de afiliado https://amzn.to/3fG36qg, ou diretamente via pix para https://livepix.gg/livedobel.



1) Ferramenta online

A primeira grande vantagem do google docs é ser uma ferramenta completamente online. Apesar de sabermos que em muitos locais internet ainda não é tão acessível, ter uma ferramenta que faz salvamentos automáticos e você não corre o risco de perder seu documento por corromper o HD é uma mão na roda.

A cada minuto seu arquivo fica salvo, além de gerar uma série de versões para que você possa conferir as alterações no documento.

Ainda, você pode renomear as versões para saber exatamente as mudanças que foram promovidas.

2) Compartilhamento e colaboração

Outro ponto positivo é a colaboração com outras pessoas. Imagina ainda ter que ficar enviando várias versões de Word e renomeando cada uma delas? Pois é!

Aqui isso acaba. Você pode compartilhar o seu documento especificando que a outra pessoa pode apenas visualizar, sugerir ou editar. A melhor opção é a sugestão, assim seu orientador ou seus coautores podem fazer mudanças em tempo real.

3) Organização

No Docs assim como no Word você pode organizar seu documento por títulos, subtítulos e dessa forma acessar por um menu todas a sessões do texto.

Além disso, essa função permite que você crie um sumário e atualize de forma rápida e prática

4) Extensões e referências

Uma das principais vantagens, ao meu ver, são extensões que te ajudam na hora de inserir referências bibliográficas, mesmo se for em formato ABNT.

Existe uma extensão chamada paperpile (que é gratuita nos primeiros 30 dias) que encontra e organiza seus artigos científicos nas citações em texto e nas referências bibliográficas.

Mesmo a versão paga acho que vale bastante a pena para quem usa corriqueiramente e produz muitos artigos.



DICA

para fazer uma lista de referências sem alterar muito seu texto siga este passo a passo:

  • Crie um novo arquivo chamado referências;
  • Nele você vai inserindo com a extensão do paperpile uma abaixo da outra as referências que você colocou no texto, contando uma por uma para não deixar passar;
  • Ao final quando tiver todas as referências que estão no texto nesse arquivo exclusivo de referências você clica em atualizar e gerar bibliografia
  • o paperpile vai inserir de acordo com o Tipo/estilo de citação que você escolheu (por exemplo ABNT) as citações no texto e ao final uma lista com as referências;
  • Basta copiar e colar essas referências no seu arquivo de monografia, dissertação ou tese.
Referências Bibliográficas




5) Atualizações contínuas

O Google Docs tem trazido diversas atualizações que facilitam a vida do usuário. Boa parte das novas funções vêm para suprir as necessidades de quem usa o editor de textos com bastante frequência.

6) Modelos e Salvamento

O Google Docs suporta a lista de documentos abaixo, além de exportar nos mais usados formados como .Doc, .Docx, PDF e muitos outros

Microsoft Word (.DOC e .DOCX)

Microsoft Excel (.XLS e .XLSX)

Microsoft PowerPoint (.PPT e .PPTX)

OpenDocument Format (.ODT e .ODS)

Adobe Portable Document Format (.PDF)

Páginas Apple (.PAGES)

Adobe Illustrator (.AI)

Adobe Photoshop (.PSD)

Tagged Image File Format (.TIFF)

Autodesk AutoCad (.DXF)

Scalable Vector Graphics (.SVG)

PostScript (.EPS e .PS)

TrueType (.TTF)

XML Paper Specification (.XPS)

Tipos de arquivo (.ZIP e .RAR)

Arquivos de imagem (.JPG, .JPEG, .BMP, .PNG e .GIF)

Por fim, mas não menos importante, no google docs você pode escolher vários modelos para começar um arquivo. Seja um relatório, ou artigo ou o que quer que seja.

São muitas opções para você selecionar o que melhor convir.

7) Desvantagens

  • Ainda não há um sistema para legendar figuras, fotos e tabelas e gerar uma lista de figuras automática
  • A edição de tabelas pode ser um pouco mais complicada, a melhor solução é usar a planilha do google e importar a tabela para o docs


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem