Como estudar na Itália - Bolsas do governo Italiano para alunos estrangeiros

Uma das formas mais conhecidas de estudar na Itália é por meio das bolsas MAECI. São disponibilizadas bolsas de estudos para alunos estrangeiros cursarem Mestrado, Doutorado ou Pesquisa em universidades italianas.

Quer saber um pouco mais? Confira tudo nessa postagem! Lembre-se de, sempre que possível, realizar sua compra na Amazon utilizando nossos links https://amzn.to/3fG36qg para ajudar na manutenção aqui do Blog e do nosso canal do youtube.

Bolsas MAECI - Itália

O Ministério dos Negócios Estrangeiros e Cooperação Internacional (MAECI) oferece bolsas a favor de cidadãos estrangeiros* e cidadãos italianos residentes no estrangeiro (IRE)** para o ano letivo 2022-23, a fim de fomentar a cooperação internacional nos domínios cultural, científico e tecnológico, promover a língua e a cultura italianas e apoiar o sistema econômico da Itália no mundo (de acordo com a Lei 288/55 e suas posteriores alterações e adições).

As bolsas são oferecidas para completar cursos de estudo e programas de pesquisa/formação em instituições de ensino italianas públicas ou legalmente reconhecidas.

As bolsas de estudo estão disponíveis para frequentar cursos acadêmicos apenas no território italiano.

A bolsa corresponde ao valor mensal de 900,00 Euros + Seguro saúde + Taxas universitárias

Clique aqui para saber os países elegíveis

Mestrado

As bolsas de mestrado são concedidas por um período de estudos de 6 (seis) ou 9 (nove) meses.

A admissão ao primeiro ano de um curso de mestrado na Itália exige a conclusão de um diploma de bacharel; a admissão para o segundo ano é concedida aos candidatos que podem comprovar um progresso acadêmico satisfatório com os exames do primeiro ano.

Observação: Para alguns cursos de mestrado (Laurea Magistrale), a inscrição só é possível após a aprovação nos testes de admissão. Os candidatos são convidados a verificar este ou outros requisitos com a Universidade de sua escolha. A pré-inscrição através do portal https://www.universitaly.it/ também pode ser obrigatória.

Cursos de Artes

As bolsas para os Cursos de Ensino Superior em Artes, Música e Dança (AFAM) são atribuídas para um período de estudos de 6 (seis) ou 9 (nove) meses.

Para serem admitidos em um Instituto AFAM italiano, os candidatos precisam atender aos requisitos de entrada e qualificações acadêmicas estabelecidas pelo Instituto relevante.

Observação: Para alguns cursos da AFAM, a inscrição só é possível após a aprovação nos testes de admissão. Os candidatos devem verificar este ou outros requisitos com o Instituto AFAM de sua escolha. A pré-inscrição através do portal https://www.universitaly.it/ também pode ser obrigatória.

Lembre-se de conferir nosso conteúdo no canal do youtube!

Doutorado

As bolsas de doutorado são atribuídas por um período de estudos de 6 (seis) ou 9 (nove) meses.

Para ser admitido a um doutorado na Itália, os candidatos precisam atender aos requisitos de entrada e qualificações acadêmicas estabelecidas pela Universidade; eles também são obrigados a fornecer a carta de admissão ao doutorado da universidade italiana relevante.

Pesquisa

As bolsas de pesquisa sob orientação académica são atribuídas por um período de estudos de 6 (seis) ou 9 (nove) meses.

Este tipo de bolsas pode ser concedida a projetos de pesquisa realizados em instituições de pesquisa italianas (ou seja, Conselho Italiano de Pesquisa - CNR, Instituto Nacional de Saúde Italiano - ISS, Instituto Nacional Italiano de Física Nuclear - INFN, Instituto Nacional Italiano de Astrofísica - INAF, The Instituto Italiano de Proteção e Pesquisa Ambiental – ISPRA, e outros), Universidades, Museus e Arquivos públicos ou reconhecidos.

Os candidatos devem submeter um projeto de investigação, com o nome e contactos (endereço de e-mail) do seu orientador, e fornecer a carta convite/aceitação da Universidade/Instituto de acolhimento.

Requisitos

Os estudantes que aplicarem à bolsa devem estar em posse de um título válido para as instituições italianas para que permita acesso ao curso/bolsa pretendida. Clique aqui para saber as normas de reconhecimento de títulos

Para esta bolsa a idade é um dos pontos mais negativos dessa oportunidade.

Os candidatos aos Programas de Mestrado/Ensino Superior em Artes, Música e Dança (AFAM)/ Cursos avançados de Língua e Cultura Italiana devem ter atingido a maioridade e não devem exceder a idade de 28 anos e 364 dias até o prazo desta chamada (9 de junho de 2022), com exceção das renovações.

Os candidatos a Programas de Doutoramento devem ter atingido a maioridade e não devem ultrapassar a idade de 30 anos e 364 dias até à data limite desta convocatória (9 de junho de 2022), com exceção apenas de renovações.

Os candidatos a Projetos de Investigação sob orientação académica devem ter atingido a maioridade e não devem ultrapassar a idade de 40 anos e 364 dias até à data limite desta convocatória (9 de junho de 2022).

Idioma

Para se inscrever em um curso ministrado em italiano, os candidatos devem fornecer uma certificação relativa à sua proficiência na língua italiana. O nível mínimo exigido é B2 dentro do Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas (CEFR).

Aplicar para a bolsa

Os candidatos devem enviar a inscrição on-line, disponível no momento do registro na plataforma Study in Italy no seguinte link:

https://studyinitaly.esteri.it


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem