Como fazer doutorado em Portugal | Bolsas e estudos


Esta esteja, talvez, entre as postagens mais buscadas em relação a estudar fora do Brasil. Muitas pessoas que buscam uma qualidade de vida melhor procuram lugares melhores que o Brasil, mas não apenas isso, procuram capacitar-se enquanto estão estudando fora. Por vezes buscam cursos de inglês em países que também pode trabalhar, mas no caso da postagem de hoje eu vou falar com você, que já fez sua pós-graduação e está buscando um título de doutor pra chamar de seu.

1. Como encontrar um doutorado em Portugal

Encontrar um doutorado em Portugal é uma tarefa fácil, ao mesmo tempo difícil. Vários fatores podem influenciar você a decidir onde estudar: A cidade/região que você prefere viver, o tema dos seus estudos, a universidade etc. Eu recomendaria que você buscasse, primeiramente, o doutorado pelo seu tema. Dependendo das universidades que você encontrar doutorado/laboratórios/linhas de pesquisa na área que você atua, você pode selecionar melhor o local que você prefere ir ou que possui um processo seletivo melhor pra você. Veja aqui como escolher uma universidade em Portugal

Algumas universidades que podem ser do seu interesse pela abrangência de cursos: Universidade de Aveiro, Universidade do Porto, Universidade de Lisboa, Universidade do Algarve

2. Estudar com bolsa de estudo ou pagando?

Provavelmente a ideia de que só se consegue estudar no exterior com bolsa de estudos deve ser a mais difundida. Porém é possível sim fazer um doutorado(Doutoramento como se diz em Portugal) pagando. Os custos não são baixos, mesmo as universidades senso públicas existe sim uma cobrança para realizar seus estudos. Mas dependendo do curso universitário que você pague no Brasil, talvez seja melhor, profissionalmente falando, um diploma internacional. Os custos são anuais divididos trimestralmente, bimestralmente ou mensalmente dependendo da universidade. Dependendo do curso os valores anuais podem ser de 2.000 euros até 6-8 mil euros anuais.

Se você optar por buscar bolsas de estudo, vale a pena ficar atento aos editais da CAPES e CNPq para bolsas de doutorado pleno, ou seja, doutorado completo fora do Brasil. Mas também, caso já esteja em algum programa de doutorado, se seu programa já têm o intuito de internacionalização do programa, fique ligado nos editais para bolsa sanduíche, para fazer uma parte do seu trabalho em alguma universidade ou laboratório no exterior.

3. Onde conseguir bolsas de estudos

Aqui no site nós já fizemos algumas postagens de onde conseguir bolsas de estudos para o exterior, você pode conferir nesse link ou nesse link. Vale a pena acessar o site das universidades na sessão de bolsas de estudos que geralmente há links referentes às bolsas, prazos e seleções em aberto.

4. Uma vez escolhida a universidade, o que fazer?

Escolhida a universidade você deve arrumar toda a papelada para poder se registrar (algumas universidades tem mais de uma chamada para o processo seletivo, FIQUE ATENTA[O]). Tenha todos os seus documentos principais: cópia do diploma, cópia das suas notas, cursos realizados apostilados. O apostilamento você pode conferir clicando aqui. Além de consultar o consulado de Portugal mais próximo à você para poder solicitar o visto de estudos. Acredito que em Portugal, assim como na Espanha, o doutorado é considerado trabalho, ou seja, se você for pagando seu doutorado (sem bolsa) você pode trabalhar em Portugal, vale a pena conferir essa informação.

5. Recomendações

Se você quer sair do Brasil, está em busca de uma boa oportunidade de estudos ou trabalho no exterior, não deixe pra última hora, se programe, deixe os documentos todos válidos, retire o passaporte caso não tenha, e esteja atento às datas das chamadas internacionais. Isso tudo você pode conferir aqui no blog!


Postagem Anterior Próxima Postagem